Foto: Rian Lacerda (Diário)

O Rio Grande do Sul vive nesta quinta-feira (21) um dia de contrastes de temperatura. De acordo com o meteorologista Gustavo Verardo, da BaroClima Meteorologia, a manhã começou com céu claro e imagens de um amanhecer bonito registradas em diversas cidades do Estado, incluindo Santa Maria, São Gabriel, Caçapavado Sul e São Francisco de Assis. Porém, a tranquilidade dura pouco: o tempo muda rapidamente a partir da noite.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Segundo Verardo, áreas de instabilidade intensas se formam no norte da Argentina devido à presença de um sistema de baixa pressão e avançam em direção ao território gaúcho. A chuva chega entre a noite desta quinta e a madrugada de sexta-feira (22), acompanhada de descargas elétricas, muitos raios e possibilidade de queda de granizo. A temperatura máxima desta quinta deve atingir a faixa dos 22°C.
A sexta será marcada pela atuação de ventos fortes vindos do norte, que podem ultrapassar 70 km/h em Santa Maria. A elevação térmica também chama a atenção: as máximas podem chegar a 30°C antes da chegada da frente fria:
– Entre a tarde e a noite de sexta, uma linha de instabilidade avança pelo Estado, trazendo risco de temporais – alerta o meteorologista.
O sábado (23) deve ser de chuva, descargas elétricas e risco de alagamentos em municípios do centro e da região da campanha, como São Gabriel, Rosário do Sul, Caçapava do Sul, São Vicente do Sul e Santa Maria. O acumulado pode chegar a 100 mm entre sexta à noite e sábado.
Além da instabilidade, uma massa de ar polar ingressa no Estado, provocando queda acentuada nas temperaturas. Se na sexta-feira os termômetros podem marcar 30°C, no sábado a máxima despenca para 8°C, e o domingo (24) deve amanhecer com mínimas próximas de 5°C.
Apesar da previsão de frio intenso no início da próxima semana, Verardo destaca que o sol retorna no domingo, ainda que em meio a temperaturas baixas.